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Sistema de injeção

 

Pode haver água no combustível?

Não. O combustível possui uma pequena parcela de Enxofre que em contato com a água pode provocar substâncias que atacam o sistema de injeção de combustível. Além disso, muitos componentes metálicos do sistema de injeção, principalmente a bomba injetora rotativa, são lubrificados pelo próprio óleo Diesel. Caso haja água contaminando esta lubrificação, ocorrerão desgaste prematuros. Por isso, recomenda-se a drenagem do Diesel periodicamente.

 

O que é LDA?

O LDA, localizado na bomba injetora, faz o controle de injeção de combustível no motor em relação à pressão no coletor de admissão dos motores turbinados. Sem este controle o motor emitiria muita fumaça preta ao ambiente devido ao excesso de Diesel injetado no motor. Quando o motor está operando em marcha lenta, por exemplo, o turbo não gera pressão de “enchimento” nos cilindros. Porém, a bomba injetora está enviando combustível provocando fumaça preta. A função do LDA é justamente diminuir o débito da bomba injetora quando o turbo está em baixa rotação.

 

O que acontecerá ao motor se aumentar o débito da bomba injetora por conta?

Para que se tenha eficiência de queima de combustível e capacidade de desenvolver maior potência, a razão ar/combustível deve ser corretamente dosada. Caso haja desigualdade de proporções, danos poderão ocorrer ao motor, como por exemplo:

• Excesso de fumaça preta (sobre de combustível)

• Pré-ignição, em função do combustível não queimado na cabeça do pistão com temperatura elevada

• Lavagem de cilindro

• Consumo excessivo

• Provavelmente quebra do motor

 

Posso remover um bico injetor, e substituí-lo por outro com pressão diferenciada?

O injetor é projetado para aplicações específicas, são calculados: tempo de abertura, pressão e ângulo de injeção, quantidade injetada e projeção na câmara de combustão, não podendo ser alterados em função do desempenho de cada aplicação.

 

O que significa opacidade em um motor diesel?

Opacidade é a característica que certos materiais possuem de dificultar a passagem de luz. Em um motor Diesel a opacidade é medida na emissão de fumaça ao meio ambiente pelo escapamento.

a) Como pode ser feita a medição de opacidade?

A medição de opacidade pode ser feita basicamente de duas maneiras:

Através de equipamentos especiais medidores de níveis de fumaça em testes normalizados (utilizada na indústria automotiva) em marcha lenta à máxima livre ou com o motor carregado. Estes testes são realizados em dinamômetros, mas o que realmente irá valer, para certificação em órgãos competentes, é a realizada no veículo com todo o sistema de admissão (filtro, tubulação, cooler, etc.) e escape (abafadores, tubulação, etc.).

Através de escalas de opacidade (utilizada pela fiscalização). Esta medição é feita através de comparação da coloração da fumaça com uma escala e é realizada com o motor com carga (veículo carregado ou subindo ladeira). Está é uma avaliação considerada subjetiva.

b) Em um motor com cerca de 200cv na aplicação veicular qual o nível de opacidade indicado?

Todos os motores montados, independentemente da potência, devem atender aos limites especificados pela legislação vigente para cada aplicação (principalmente veicular).

c) Qual a interferência desta medida no desempenho de um motor diesel?

Esta medida, na grande maioria das vezes, influencia como limitante de desenvolvimento de maiores performances de motores pois, para obter níveis de emissão de fumaça menores, visando atender as normas exigidas, se faz necessária a diminuição do débito de combustível injetado.

 

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