Retifica Lemense
 
 
 

Retí­fica Lemense

 

Sistema de alimentação de ar

 

O que é válvula PCV?

O motor em funcionamento gera gases internamente. Para manter o correto funcionamento do motor, estes gases devem ser expulsos e isto é feito através do respiro do motor. Uma parte destes gases é tóxica e por isso deve ser queimada para não ser lançada diretamente no ambiente. A válvula PCV (Pressure Control Valve) controla a pressão de admissão destes gases do respiro no motor.

 

Como funciona o turbocompressor?

O turbocompressor é acionado pelo gases de escape que fazem girar a turbina que, através de um eixo, faz girar o compressor (uma espécie de ventilador) que “empurra” o ar para dentro do motor.

 

Pode-se turbinar motores originalmente aspirados?

Cada motor projetado passa por várias baterias de testes de engenharia e de campo visando sempre obter a melhor relação desempenho X durabilidade possível. Sendo assim, um motor de aspiração natural (sem turbo), por exemplo, foi desenvolvido para suportar determinadas condições e esforços mecânicos e térmicos gerados. Uma alteração nestas condições criteriosamente especificadas, como a instalação de um turbo para se obter maior desempenho de um motor aspirado, implica na diminuição da durabilidade (vida útil) do motor. Por este motivo, não recomenda-se fazer alterações nas condições originais dos motores.

 

Por que se deve deixar os motores turbinados em marcha lenta por trinta segundos antes de desligá-los?

O turbo, movimentado pelos gases de escape, atinge rotações acima de 150.000 rpm. Quando o motor para de funcionar a bomba de óleo para de lubrificar, porém o turbo continua a girar devido à sua inércia até parar. Sem a lubrificação adequada o turbo danifica-se. Por isso, deve-se aguardar trinta segundos até desligar o motor para aguardar que o turbo reduza a sua rotação até o mínimo possível.

 

O que é válvula waste-gate?

É uma válvula utilizada no turbo que tem como finalidade aliviar a pressão do turbo quando este gera uma pressão de admissão de ar maior do que a necessária para o motor.

 

O que é intercooler?

A transferência de calor do turbo para o ar admitido e o efeito da compressão diminuem a massa de ar nos cilindros diminuindo a eficiência do turbocompressor. Com a finalidade de aumentar a massa de ar admitido, instala-se um sistema para refrigerar o ar admitido, aumentando a eficiência do ar admitido e, por consequência, do motor.

 

Qual a diferença entre intercooler e aftercooler?

Ambos são o mesmo sistema com o objetivo de resfriar o ar admitido e aumentar a eficiência de trabalho do motor o que difere é somente a nomenclatura: Aftercooler – Arrefecimento após a turbina Intercooler – Arrefecimento entre a turbina e o coletor de admissão

 

 

 

Retífica Lemense

© 2017 | copyrigth |  Retífica Lemense Ltda |  site desenvolvido por: